Criação: Paulo Júnior do @Aventura Passira

terça-feira, 2 de julho de 2013

Glória do Goitá completa 136 anos e quem faz a festa é Gabriel Diniz e Gatinha Manhosa


A Cidade da Gloria do Goitá, Zona da Mata do Estado de Pernambuco, completará neste fim de semana 136 anos de emancipação política. Na Segunda, dia 08, quem faz a festa é Edson Lima e Gatinha Manhosa, já no dia 09, terça-feira, as estrelas da festa são Gabriel Diniz e Rodrigo Reis. As comemorações começam no dia 05 e se estenderá até o dia 10.

Conheça Glória

A ocupação do território foi iniciada por David Pereira do Rosário, que recebeu as terras por doação de uma neta de Duarte Coelho. Ali fixou residência no sítio Lagoa Grande e lavradores iniciaram o cultivo das terras.

Por volta de 1760, o lugar onde hoje fica o município era ocupado por lavradores, que mandaram construir uma capela dedicada à Nossa Senhora da Glória. Em volta dessa capela, surgiu um pequeno povoado. Posteriormente, monges do Mosteiro de São Bento de Olinda vieram para a região, em 1775.

A vila foi criada a 6 de maio de 1837. Glória do Goitá tornou-se município autônomo, emancipado de Paudalho em 9 de julho de 1877.

A desmembração ocorreu pela Lei Provincial n. 1.297, sendo formado pelos distritos Sede e Apoti, e pelo povoado do Tapera.

A denominação do município tem origem na junção do nome da padroeira, Nossa Senhora da Glória, com o Rio Goitá. Goitá vem de “gua-ita”, palavra indígena que significa “pedra da baixa”.

Compartilhe :


Stumble
Delicious
Technorati
Twitter
Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Serão aceitos apenas comentários com indenficação verdadeira

 

Aventura Passira - O Agreste em Primeiro Lugar Copyright ©Aventura Passira©Paulo Júnior 2013 www.aventurapassira.blogspot.com