quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Tarde de Quarta sem energia: Queimadas no Piauí provocaram apagão no Nordeste

Agencia bancária da Caixa Econômico ficou às escuras

O Operador Nacional do Sistema Elétrico confirmou, na noite desta quarta-feira (28), que o apagão que afetou praticamente toda a Região Nordeste - exceto o Maranhão - foi provocado por duas falhas na estação de Ribeiro Gonçalves, localizada no Piauí, que é administrada pela espanhola Isolux.

A estação foi prejudicada pelo calor referente à uma queimada na região. A Eletrobras confirmou que a interrupção se deu nos Estados do Piauí, Paraíba, Ceará, Alagoas, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Confira a nota oficial na íntegra:

Às 14h58, ocorreu o desligamento da Linha de Transmissão de 500 kV Ribeiro Gonçalves - São João do Piauí (circuito 2), da IENNE, empresa controlada pela espanhola ISOLUX, devido a foco de calor (queimada na região). Às 15h04, esse circuito foi religado manualmente, tendo havido um novo desligamento pela mesma razão às 15h06.

Às 15h08, também devido à queimada, foi desligada a segunda linha Ribeiro Gonçalves – São João do Piauí (circuito 1), da TAES A, empresa controlada pela CEMIG, configurando uma contingência dupla, que conduziu à perda de sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN), havendo perda de carga de aproximadamente 10.900 MW, com o desligamento adicional das seguintes linhas de 500 kV de interligação do SIN com a região Nordeste:

• Presidente Dutra / Teresina Circuitos 1 e 2;
• Presidente Dutra / Boa Esperança; e
• Bom Jesus da Lapa / Rio das Éguas.

Após identificada a origem da ocorrência, deu-se início à recomposição das cargas da região Nordeste, tendo a das capitais sido, praticamente, concluída às 17h30.

Em comunicado, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) confirmou que o apagão afetou todos os municípios pernambucanos. Segundo a companhia, o fornecimento começou a ser restabelecido, gradativamente, a partir da 15h55 e concluído às 18h35.

Trânsito ficou ainda mais caótico na Agamenon Magalhães (Fotos: Fábio Jardelino/NE)


Paradas de ônibus lotadas 

De acordo com a Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), a falta de energia elétrica atingiu as cidades do Nordeste às 15h08. O assunto tomou conta das redes sociais. Internautas da Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Bahia e de vários municípios de Pernambuco confirmam a falta de energia.

No Grande Recife, o corte no fornecimento de energia também causou transtornos no trânsito. Os semáforos ficaram sem funcionar e importantes vias da capital engarrafadas.



O Metrô do Recife ficou sem funcionar até as 18h50. A paralisação total de todos os trens foi motivada pelo apagão que atingiu todo o Nordeste.

Usuários ficaram sem metrô na tarde desta quarta

ÚLTIMO APAGÃO - No dia 25 de outubro de 2012, um apagão atingiu o Nordeste e o Tocantins, no Norte do País. No dia 30, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirmou que houve falha humana no incidente. Foram três horas sem energia elétrica.

No ano passado, cinco apagões afetaram o Brasil - um na subestação de Imperatriz (MA), outro na subestação de Itaipu (PR), dois no Distrito Federal e o último na linha Colinas-Imperatriz, administrada pela Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa). Em quatro desses casos, houve falhas no sistema de proteção primária, que não isolaram os problemas e derrubaram a transmissão de energia.

Com Informações do NE10

0 comentários:

Postar um comentário

Serão aceitos apenas comentários com indenficação verdadeira