terça-feira, 13 de maio de 2014

Veja as instituições públicas de Pernambuco que usam o Enem; inscrições estão abertas

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram nesta segunda-feira (12) e seguem até o dia 23 de maio no site do Inep. Em Pernambuco, entre as instituições públicas que já adotaram o exame em seus processos de seleção estão as universidades Federal e Federal Rural (UFPE e UFPE), Universidade do São Francisco (Univasf), a Universidade de Pernambuco (UPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o Instituto Federal do Sertão. 

As provas serão nos dias 8 e 9 de novembro. No total, 75 cidades no Estado realizarão o exame. No Brasil, ocorrerão em 1.699 municípios. A inscrição custa R$ 35 e deve ser paga até 28 de maio. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo estão isentos do pagamento.

Confira no quadro abaixo como o Enem foi adotado em cada instituição: 

» UFPE - A partir deste ano não terá mais vestibular. Todas as vagas das graduações serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), coordenado pelo Ministério da Educação. O Sisu usa as notas do Enem.

» UFRPE - Também não tem vestibular. A Rural aderiu ao Sisu desde o primeiro ano do sistema, em 2010.

» Univasf - Adota o Sisu, com seleção dos novatos a partir das notas do Enem.

» UPE - O vestibular tem duas fases. O Enem é a primeira etapa. A segunda é aplicada pela própria universidade.

» IFPE - As vagas dos cursos superiores da 2ª entrada são preenchidas pelo Sisu.

» IF do Sertão Pernambucano. Também seleciona os alunos por meio do Sisu.

BRASIL – Além do Sisu, que é utilizado pelas instituições pernambucanas, a nota do Enem pode ser usada para participar do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina vagas gratuitas em cursos técnicos a estudantes.

O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam no teste deste ano, crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O Enem é destinado a estudantes que tenham terminado ou estejam concluindo o ensino médio, pessoas com mais de 18 anos que busquem o comprovante de conclusão do ensino médio e aquelas que queiram testar conhecimentos.

Com Informações do NE 10

0 comentários:

Postar um comentário

Serão aceitos apenas comentários com indenficação verdadeira