quarta-feira, 13 de maio de 2015

Limoeiro realiza o I Jogos Paraesportes de Pernambuco



Na manhã do dia 12 de maio, a quadra da escola EREM Vasconcelos Galvão foi palco da abertura oficial do I Jogo Paraesporte realizado pela prefeitura de Limoeiro. Este evento esportivo, que é pioneiro no estado de Pernambuco, conta com a participação de 80 alunos da rede de ensino municipal e estadual portadores de necessidades especiais. Sob a tutela da diretoria de esportes, no dia 13, os atletas irão participar de diversas atividades esportivas e paraolímpicas no campo da escola municipal Professor Antônio de Souza Vilaça. Já no dia 14, o evento será realizado na quadra da escola municipal Otaviano Basílio Heráclio do Rêgo.


Durante a abertura houve algumas apresentações culturais, danças, a pira olímpica foi acesa, além da premiação das “musas especiais” de cada escola participante. O evento foi agraciado com muita emoção e lágrimas dos alunos, professores, coordenadores e autoridades presentes.

Para a secretária de Educação Rosejara Ramos, Limoeiro dá um passo enorme nessa consolidação de ações, que é destaque desta gestão, que vem humanizando e criando um formato mais cooperativo entre essas crianças e adolescentes. “Limoeiro dá um imenso passo para oferecer a esses adolescentes para observar o mundo com outros olhos, para que saibam que contam com a solidariedade, sobretudo com o respeito e o amor. Nós hoje somos mais uma vez referência em todo o Estado, pois é o único município que ousou fazer essa categoria esportiva, que fomenta imensamente a inclusão social”, falou emocionada Rosejara.

Presente ao evento, o prefeito Thiago Cavalcanti ladeado pela primeira dama, Mariana de Andrade, também se emocionou a cada apresentação e exemplo de superação dos alunos. “Sempre tivemos olhos para essas crianças e adolescentes com necessidades especiais. Hoje contamos com mais de 19 salas de recursos, temos 3 ônibus adaptados para oferecer mais comodidade, já distribuímos livros, máquinas e impressoras em braille para as diversas escolas, garantimos a presença das crianças no programa Praia Acessível (capital pernambucana), e em toda semana são realizadas atividades em sala de aula, valorizando essas crianças e suas famílias”, disse.

O prefeito ainda falou que o evento deve servir para que outros municípios possam copia-lo, assim cada vez mais, aumentar essa corrente do bem: em proporcionar uma maior qualidade de vida e respeitabilidade dos direitos das crianças e adolescentes especiais do país. Os jogos Paraesportes foram idealizados no início do ano letivo, durante a reunião do planejamento anual da diretoria de esportes. No mês passado houve a capacitação de diversos educadores ligados à educação física do município com profissionais especializados na área paraesportiva.

0 comentários:

Postar um comentário

Serão aceitos apenas comentários com indenficação verdadeira