segunda-feira, 20 de julho de 2015

Eleições 2016: Motivos para o alto número de Abstenções em Passira?

Você sabia que os municípios brasileiros estão perdendo em média 15% de seus eleitores? E em Passira isto também poderá acontecer? Qual grupo político será beneficiado com a diminuição do número de eleitores?
 
A primeira das curiosidades eleitorais é que grande parte dos Municípios brasileiros estão perdendo em média 15% dos eleitores em virtude de não comparecerem ao recadastramento biométrico. Tal fenômeno tem levantado dúvidas sobre a motivação desta diminuição de eleitores. Alguns dizem que o motivo é a decepção do eleitorado em depositar suas esperanças nos políticos da atualidade, isso se atribui a crise de identidade política que assola no país. Outros, que buscam respostas mais técnicas, atribuem a diminuição dos eleitores na absorção dos eleitores em Municípios onde realmente se passa a maior parte do tempo.
 
Todos sabem que em Passira, por exemplo, centenas de pessoas são eleitores, porém moram em outras cidades e até em outros estados e persistem neste domicílio eleitoral tanto por afetividade à sua terra natal, que não deixa de ser uma oportunidade de visitar seus parentes de 02 em 02 anos, quanto pela esperança de um dia voltarem e se aposentarem como agricultores. Porém, a cada eleição o número de abstenções tem aumentado vertiginosamente.
 
Na terra do bordado se constata, estatisticamente, que as abstenções nas eleições para Prefeito e vereador são em média 18%, ou seja, de 25 mil eleitores só 20 mil votam! Se as estatísticas nacionais se repetirem por aqui, depois deste famigerado recadastramento biométrico (voto na impressão digital), só vão sobrar aproximadamente 21 mil eleitores e destes se o percentual de abstenção também se repetir só 17 mil votarão sem levar em conta os brancos e os nulos que estarão dentro dos 17 mil. Se isto acontecer quem se beneficiará? A situação ou a oposição? Bem, isso já é assunto para a próxima matéria!

0 comentários:

Postar um comentário

Serão aceitos apenas comentários com indenficação verdadeira