quinta-feira, 23 de julho de 2015

NASA DESCOBRE PLANETA MUITO SIMILAR À TERRA


A Nasa informou nesta quinta (23) que um exoplaneta com características parecidas com as da Terra, onde orbita uma estrela similar ao Sol, foi descoberto por seus cientistas.

60% maior, o planeta Kepler-452b foi considerado pelos pesquisadores como um “primo distante” da Terra. Para dar uma volta completa ao redor de sua estrela, ele demora 385 dias e tem boa chance de ter a superfície rochosa, embora não haja informações que possam confirmar isto ainda.

(Foto: Divulgação/Nasa)

A estrela, chamada de Kepler-452, tem 1,5 bilhão de anos a mais que o Sol, mas possui a mesma temperatura; tem um diâmetro 10% maior e é 20% mais brilhante que nosso astro. As informações divulgadas nesta quinta foram publicadas no “The Astronomical Journal”.

Além disso, o exoplaneta está 5% mais longe de sua estrela do que a Terra está do Sol. “Nós pensamos no Kepler-452b como um primo distante da Terra, que nos dá a oportunidade de entender e refletir sobre a atmosfera terrestre”, disse Jon Jenkins, chefe do Centro de Pesquisas da Nasa.

(Foto:Divulgação/Nasa)

“É inspirador considerar que este planeta passou seis bilhões de anos na zona habitável de sua estrela, mais do que a Terra. Isto representa uma oportunidade para a vida surgir. Devem existir os ingredientes e as condições necessárias para que tenha vida neste planeta”, completou.

O Kepler-452b integra o grupo, juntamente com outros 11, de candidato à planeta que estão na zona habitável. O exoplaneta está localizado a 1.400 anos-luz de distância, na constelação Cygnus.

0 comentários:

Postar um comentário

Serão aceitos apenas comentários com indenficação verdadeira