segunda-feira, 27 de julho de 2015

Tremor sentido em Caruaru teve magnitude de 3,3 graus


O Laboratório Sismológico da Universidade Federal Rural do Rio Grande (LabSis/UFRN), confirmou, neste domingo (26), que o tremor de terra sentido ontem em Caruaru e em outras cidades próximas, na região Agreste de Pernambuco, atingiu a magnitude de 3,3 graus na escala Richter (que pode chegar até 9). 

De acordo com o LabSis, o epicentro do tremor ocorreu entre os municípios de Caruaru e Bezerros, ambos no Agreste. Segundo os pesquisadores da UFRN, trata-se de uma área epicentral onde antes não haviam ocorrido sismos dessa magnitude. "Dada a localização, próxima ao Lineamento Pernambuco, é possível que esteja ocorrendo a reativação de um trecho do mesmo, o que já aconteceu em outras localidades como Caruaru, São Caetano e Belo Jardim", revelam.

Os últimos registros do tipo na região foram nos dias 30 de junho e 1º de julho, quando o Laboratório de Sismologia da Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN) apontou um total de quatro tremores de terra. O primeiro tremor aconteceu às 15h53 com magnitude preliminar estimada em 1.9. O segundo evento ocorreu às 16h20 com magnitude preliminar estimada em 2.0. O terceiro evento ocorreu às 16h49 e teve magnitude preliminar estimada em 2.2. Já na madrugada do dia 1º, o tremor aconteceu às 3h16 e teve magnitude preliminar estimada em 1.5 graus na escala Richter.

0 comentários:

Postar um comentário

Serão aceitos apenas comentários com indenficação verdadeira