sexta-feira, 13 de maio de 2016

Prefeitura de Limoeiro orienta sobre o uso racional de medicamentos


Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 50% de todos os medicamentos são prescritos, dispensados e vendidos incorretamente e mais de 50% da população usa remédios de maneira errada. Assim, como forma de coibir e orientar a população a Prefeitura de Limoeiro, através da secretaria municipal de Saúde e as universidades de Pernambuco, realizaram uma mobilização na Praça da Bandeira, na manhã do dia 07 de maio.

A atividade é em alusão a campanha nacional sobre o uso racional de medicamentos. Em Limoeiro, o objetivo foi o cuidado com a saúde pública, por isso foram feitos exames gratuitos de teste de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações farmacêuticas. Mais de 400 pessoas foram atendidas e orientadas.

Segundo Wilson Carlos, coordenador da assistência farmacêutica de Limoeiro, a mobilização deixou “seu recado”, informando e orientado as pessoas, não apenas sobre medicamento, mas também sobre o papel dos farmacêuticos. “Este evento é muito importante para mostrar à população que o farmacêutico não é um simples entregador de remédios, mas sim um profissional da saúde, tão essencial quanto o medicamento. É importante lembrar a população: faz bem ouvir seu farmacêutico e ter responsabilidade no uso de medicamentos”, ressalta Wilson.

Já segundo o secretário da pasta, Orlando Jorge, cabe ao médico diagnosticar doenças, identificar sintomas e, a partir disto, indicar qual o melhor medicamento e a dosagem correta. “Automedicar-se traz riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte. A receita médica é a garantia de que houve uma avaliação profissional para que determinado paciente utilize o medicamento”, orientou o secretário.

0 comentários:

Postar um comentário

Serão aceitos apenas comentários com indenficação verdadeira