quinta-feira, 27 de outubro de 2016

IPMN/JC: Geraldo tem 59% das intenções de votos válidos e João Paulo, 41%


A três dias da votação no segundo turno no Recife, o prefeito candidato à reeleição Geraldo Julio (PSB) caiu dois pontos percentuais, dentro da margem de erro de 3,5, mas continua à frente do adversário João Paulo (PT) no levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), em parceria com o Jornal do Commercio e o Portal Leia Já. O socialista agora tem 59% das intenções de votos válidos, contra 41% do petista, que subiu dois pontos.

Para o cientista político Adriano Oliveira, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o resultado da pesquisa mostra que o prefeito se consolidou na liderança. “Tal fato é explicado pela estabilidade dos votos válidos e da avaliação da gestão do prefeito. Tenho como hipótese, assim como frisei na pesquisa divulgada no último sábado, que tal quadro, ou seja, quadro estável, tende a permanecer até o próximo domingo. A atual pesquisa, como o conjunto das pesquisas realizadas, não sugere movimento abrupto do eleitorado”, explica.

Oliveira ressalta que não houve transferência das intenções de votos de Geraldo Julio para João Paulo no segundo turno. “A rejeição de João Paulo continua superior à do candidato do PSB”, frisa ainda.

Estimulada

O cálculo das intenções de votos válidos é feita a partir da pesquisa estimulada, em que são apresentados os nomes dos candidatos ao entrevistado. Nela, João Paulo teve um crescimento acima da margem de erro, passando de 31% no levantamento anterior para 35% agora. Geraldo Julio manteve 49% das intenções.

O percentual de eleitores que declararam que vão votar em branco ou nulo no próximo domingo (30) teve uma leve queda de um ponto e ficou em 13%. Três por cento não sabem ou não responderam desta vez – na última pesquisa eram 5%.

0 comentários:

Postar um comentário

Serão aceitos apenas comentários com indenficação verdadeira