segunda-feira, 24 de outubro de 2016

No Recife, estudantes ocupam prédio da UFRPE contra PEC 241


Contrários à PEC 241, que prevê um teto para os gastos públicos, cerca de 90 alunos ocuparam na noite desta segunda-feira (24) o Centro de Ensino de Graduação (Cegoe) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), localizada no bairro de Dois Irmãos, Zona Oeste do Recife. Ainda na manhã desta segunda, estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) fecharam a BR-101 em frente à reitoria, no quilômetro 68, também em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição.

Além da PEC 241, os universitários reivindicam a saída do presidente Michel Temer e do ministro da Educação, Mendonça Filho. Eles também se opõem à Medida Provisória (MP) do Ensino Médio. "A principal pauta é o corte na educação e a influência para os estudantes. Nenhum dos alunos reconhece Temer ou Mendonça", disse Izabelly Oliveira, de 23 anos, estudante do curso de licenciatura em História na instituição.

Além da ocupação, os alunos realizam uma reunião na noite desta segunda para traçar estratégias de manifestação nos próximos dias. "A gente não vai fazer apenas a ocupação, mas também realizar atividades ao longo do dia. O ato não contempla apenas os estudantes, mas a comunidade no entorno da instituição", alegou Izabelly. Segund a estudante, o ato não tem prazo para acabar.

No Estado, outras instituições públicas de ensino foram ocupadas recentemente em protesto contra a PEC 241, incluindo o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) no Recife e o campus da UFPE em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul.

0 comentários:

Postar um comentário

Serão aceitos apenas comentários com indenficação verdadeira